Quase tudo o que é produzido nos estúdios de Hollywood vira sucesso mundial. São desenhos animados, filmes, séries e os mais variados programas de auditório. É de lá que saem os mais famosos artistas do entretenimento. A carreira de atores, atrizes, músicos, apresentadores e outros, ganham dimensão gigante quando passam por Hollywood.
A localização dos estúdios de Hollywood me surpreendeu
Eu morei em Los Angeles e me surpreendi; não era como eu imaginava. Os estúdios ficam localizados em diversas regiões da cidade de Los Angeles, muitos em Hollywood, e outros bem distantes.
O bairro, ou cidade, como chamam por lá, é palco para as principais superproduções mundiais, e abriga estúdios famosos, como: Universal Studios Hollywood, Warner Bros. Studio, Walt Disney Studios, Paramount Pictures, 20th Century Fox Studios, Glendale Studios, Hollywood Studios, CBS Studio, e dezenas de outros.
Mas a cidade toda inspira cinema. Por toda região central é possível encontrar pequenos estúdios de música e filme; também temos o risco de cruzar as estrelas famosas passeando pelas ruas, em restaurantes e lojas. E isso é tão comum que o assédio dos fãs não é grande.
Por falar em estrelas, por diversas vezes passei pela calçada da fama, Walk Of Fame, em inglês. Conto mais sobre ela no meu post Como é Viver em Los Angeles, e como foi divertido Dirigir um Mustang na Califórnia.
Como gerar audiência para as gravações dos programas
Claro que nem todos que participam das filmagens são atores/atrizes famosos. Como sabemos, todo filme precisa de pessoas iniciantes na profissão de ator/atrizes, bem como, de figurantes, aqueles personagens que não são fundamentais à trama principal e servem apenas como composição do elenco.
Assim como nos filmes, as séries e os programas de auditório também precisam de um elenco, as pessoas que ficam na platéia. Essas pessoas são importantes para interagir com o apresentador e os convidados do programa.
Os interessados se inscrevem pelo website do programa, se candidatando a uma vaga para participar de uma ou mais gravações.
As inscrições são gratuitas e, dependendo do programa, é possível conseguir até para a mesma semana. O que é bem diferente para os programas de grande audiência, em que as vagas são super concorridas e podem ter fila de esperar de semanas.
Acontece que a maioria dos programas de menor audiência, e principalmente, os que têm exibição diária, não conseguem encher a platéia. Nesses casos, a emissora contrata agências, que contratam pessoas para preencher as cadeiras vazias.
Como funciona a contratação de audiência do programas
As agências disponibilizam um website para que os interessados possam se inscrever nos programas de seu interesse.
A pessoa faz um cadastro simples, apenas informando nome, idade, endereço, e envia uma foto. A partir daí, tem acesso à lista de programas, com uma breve descrição das exigências, geralmente relacionadas a vestuários.
O interessado se inscreve no programa escolhido e aguarda um e-mail da agência informando se ele foi selecionado. Recebendo o e-mail, basta confirmar a inscrição e comparecer no estúdio no local, data e horário informados.
Além das pessoas selecionadas, muitas que não foram chamadas formam uma imensa fila de espera (expect) na porta do estúdio, para o caso de substituírem alguém que não compareceu.
Uma observação interessante é que nas filas encontramos muitos americanos, ao contrário do que se poderia imaginar, que seria muito mais imigrantes ou turistas. A maioria deles não tem outro trabalho e vive disso.
Os estúdios não permitem entrar com telefone celular, inclusive têm detector e revista na entrada, então se você vai sem conhecer a região, é bom escrever direitinho o trajeto em um papel.
O motivo disso é para evitar distração do público, barulho durante as gravações e fotos não autorizadas. Convenhamos, é compreensível.
Eu fui conferir como são os estúdios de Hollywood!
Após um bom tempo na fila, no horário definido começamos a entrar no estúdio. É bem diferente de como vemos na televisão. Cheio de câmeras, fios por toda parte, iluminação impressionante, e um palco bem menor do que parece.
Todos sentados, os assistentes de palco dão as instruções: não comer ou beber, não conversar, prestar atenção no palco, sorrir o tempo todo, aplaudir e aplaudir sempre.
Os programas, de modo geral, têm poucas interrupções e poucas regravações, portanto, cumprem o horário estipulado.
Após a gravação, os “contratados” formam outra fila do lado de fora do estúdio para aguardar o pagamento do cache, que é de US $12,00 por hora, em cash.
Se você tiver sorte de pegar um programa que grava vários episódios de uma vez, consegue um valor razoável. A maioria tem uma média de 4 horas de gravação.
O que pude constatar é que é bem organizado: filas, lista de nomes bookeds, e conferência por um documento de identificação com foto.
Tirando a demora nas filas, foi uma experiência bem bacana. Até ganhei livros de autores convidados para o programa; um em inglês e outro em espanhol. Esse porque eu era a única ali que falava o idioma.
Ah! O mais legal de tudo: conheci pessoalmente o Denzel Washington e a Jennifer Lopez!
As agências de audiência
Existem diversas agências que selecionam audiência. As duas que eu utilizei são: Onset Productions e Standing Room Only.
Trabalham de forma bem parecidas, com cadastro pelo website, chamada por e-mail, lista de espera e pagamento em cash ao final da gravação.
Nenhuma delas, ou mesmo os estúdios, fornecem algum alimento, mesmo nos programas de muitas horas, que podem ter um intervalo. Alguns deles dão água apenas.