Nômade: um novo e ousado estilo de vida

Nômades Digitais

Está gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Primeiramente, vamos explicar a definição da palavra nômade.

Segundo o dicionário:

  1. Que ou o que não tem habitação fixa, que vive permanentemente mudando de lugar.

  2. Que ou aquele que não tem casa ou não se fixa muito tempo num lugar.

Portanto, uma pessoa que vive mudando de cidade, estado ou até de país, morando de tempos em tempos em um lugar diferente, se encaixa na definição.

Nômade x Viajante

Ser nômade, na prática, é diferente de ser viajante. Apesar de nômade viajar muito, esse não é propriamente seu objetivo. As viagens são necessárias para deslocamento, mas o objetivo é ter liberdade geográfica de moradia, sem um lugar para voltar.

Já o viajante, visita os lugares a turismo, por um curto período, e volta para sua casa e emprego fixos.

Nomadismo

A primeira vez que tive contato com esse assunto foi lendo a história da Patricia e do Vinícius, o Casal Partiu. Eles largaram os empregos fixos e decidiram viver onde e quando tinham vontade. Inclusive, hoje ministram um curso online para ensinar pessoas a serem nômades.

Há alguns anos, viver dessa forma seria um sacrifício. Mas hoje em dia, com o avanço da tecnologia e as facilidades de locomoção, esse life style tornou-se uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo.

Você pode pesquisar o termo no Google e encontrar centenas de pessoas vivendo felizes esse estilo de vida.

Moradia

A questão de moradia pode ser facilmente resolvida, já que opções não faltam.

Sendo o objetivo permanecer bastante tempo, geralmente meses, uma das opções mais utilizadas é a locação de quartos ou residências completas através de plataformas como AirBnb. Existem outras dezenas com o mesmo objetivo.

Visto e Permissão

Uma questão muito importante que o nômade deve se atentar é sobre visto e permissão para viver no país escolhido.

Visto é a autorização para entrada no país, e permissão é o tempo de estadia autorizado pelo governo desse.

Então, se você vai a qualquer país, independente de visto, verifique o tempo máximo permitido para turismo, considerando que o tempo máximo padrão pode não ser o mesmo tempo que a imigração vai te dar quando passar por suas fronteiras.

Todo o planejamento de estadia deve ser baseado no tempo de permissão. Nunca fique ilegal!

Tenho dois artigos que podem te ajudar nisso: Países onde brasileiros não precisam de visto e 9 países em que brasileiros não precisam de passaporte.

Trabalho

Eis que nos deparamos com o tópico mais questionado e debatido do nomadismo.

Claro que o nômade precisa de dinheiro tanto quanto qualquer outro ser vivo do planeta. Até porque, ser nômade não significa aceitar sobreviver com baixo nível de qualidade. Conheço nômades que vivem melhor em outros países, do que quando viviam no Brasil com casa e emprego fixos. Eu sou uma dessas.

Se você quer encarar a liberdade do nomadismo, tem que ter em mente que deve criar uma fonte de renda que não dependa da sua presença para gerar dinheiro.

Nômade Digital

É por isso que a palavra “nômade” geralmente vem acompanhada da palavra “digital”. Se você não é dono de uma empresa física que funciona bem apenas com seus colaboradores, então você deve pensar em um meio de ser um Nômade Digital.

Opções não faltam. São trabalhos que vão desde ter uma loja virtual, um blog, um canal no Youtube, ser um criador de conteúdo no Instagram, até ministrar cursos online.

Muitos profissionais estão saindo do mundo físico e entrando no mundo virtual, não só para ter essa cobiçada liberdade geográfica, mas também para alcançar um público muito maior. Esse é o meu caso, que atendo online meus clientes de coaching.

Se o nomadismo é parte do seu sonho de felicidade, comece já! Vale a pena.

Atenção! Ciganos é um exônimo para roma (em singular: rom, termo que, traduzido para o português, significa “homem”) e designa um conjunto de populações nômades que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano.

Bicicleta
Aventuras
Renata Ramos

Pedalando com as Pedalinas

Eu amei mais um passeio com as Pedalinas! Meu trajeto foi mais longo… Saí da Casa Verde e fui pedalando até o Centro para pegar a Roberta (sou novata, mas

Leia mais »
Sonho
Viagens
Renata Ramos

O que é sonho?

Primeiro: O que é sonho? Não, não é aquele filme que acontece em nosso subconsciente quando estamos dormindo. Também não é aquele doce gostoso da padaria. Bom, eles também têm essa

Leia mais »
Pedalinas
Aventuras
Renata Ramos

Troquei o motor pelo pedal

Tudo começou na sexta-feira de manhã quando meu carro resolveu quebrar novamente. Levei na oficina e a notícia: “Só fica pronto na terça!”. Seriam 5 longos dias (que acabaram se

Leia mais »
Saindo do Brasil
Brasil
Renata Ramos

Saí do Brasil e renasci

Decidi sair do Brasil pelo menos uns 20 anos antes de sair de fato. Lá no post Porque Decidi Sair do Brasil conto como foi isso. Depois de um intercâmbio no

Leia mais »
Brasil
Renata Ramos

9 costumes no mundo diferentes do Brasil

Cada país tem sua cultura e seus costumes, que podem ser bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Pensando nisso, resolvi escrever sobre algumas dessas diferenças que considero bem

Leia mais »
Joffre Lakes Park
Canadá
Renata Ramos

Joffre Lakes Park – Canadá

Joffre Lakes são três lagos azul turquesa – Lower, Middle e Upper Joffre Lake – localizados no Joffre Lakes Provincial Park, ao norte da cidade de Pemberton, há cerca de

Leia mais »