Geórgia um país aberto aos imigrantes

Geórgia

Está gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

A Geórgia é um pequeno país no continente europeu que faz fronteiras com a Rússia, Turquia, Armênia, Azerbaijão e com o mar Negro. Sua língua oficial é a Georgiana e a moeda é a Lari (GEL).

O país passou a ser interessante considerando que os brasileiros podem viver por um longo período de tempo sem precisar de visto. É permitido, inclusive, estudar e trabalhar legalmente sem necessidade de autorização especial. Ainda mais interessante é que basta sair de seu território por um dia, e na volta terá o contador de tempo renovado.

Visto para imigrantes

Sobre vistos e permissão de entrada e estadia no país, a informação que consta no site oficial do governo Georgiano é bem clara, com o seguinte texto:

“Um cidadão de um país estrangeiro que procura entrar na Geórgia, geralmente, deve primeiro obter um visto georgiano, que é colocado no passaporte do viajante ou é emitido eletronicamente. Alguns viajantes internacionais podem ser elegíveis para viajar para a Geórgia sem visto, se cumprirem os requisitos. A política de vistos da Geórgia tornou-se comparativamente liberal, permitindo que cidadãos de 98 países entrem, residam, trabalhem e estudem Geórgia sem a necessidade de obter visto ou autorização de residência. Além disso, o Governo da Geórgia aprovou a lista de 50 países cujos detentores de visto e/ou titular de residência, podem entrar na Geórgia sem um visto, por um período apropriado e em condições apropriadas.”

Já que o Brasil está na lista dos países cujos cidadãos têm entrada liberada, tornou-se uma excelente opção para quem quer passar uma temporada no continente europeu.

Atrativos da Geórgia

Segundo os guias e moradores locais brasileiros, a Geórgia é um país encantador. Os georgianos são orgulhosos de sua culinária, desenvolvida por influência dos países vizinhos e por ser importante rota de comércio entre eles. Tem 8.000 anos de história com o vinho, o que explica a incrível quantidade de videiras nos quintais dos residentes.

Uma história antiga com a religião cristã rendeu incríveis monastérios espalhados por todo o país. Há monastérios cravados na pedra e outros localizados no topo de montanhas, com vistas incríveis, que completam as belíssimas paisagens naturais da região.

Um ponto forte do país é a receptividade impecável, com um povo simpático e hospitaleiro.

Tbilisi

A capital do país é repleta de museus, restaurantes, monumentos, galerias de arte, clubes, bares e feiras de rua. Mas enquanto Tbilisi é agitada, outras áreas da Geórgia mantêm uma atmosfera mais tranquila de campo.

Um dos marcos da cidade é o monumento “Mãe Geórgia” (Kartlis Deda), estátua que fica no topo do Morro Sololaki. Com a mão esquerda, a Mãe Geórgia oferece vinho aos convidados e, com sua mão direita, segura uma espada para se defender dos inimigos.

Um destino barato

Com o real brasileiro desvalorizado, está caro viajar, principalmente para fora do país. Mas a Geórgia é um destino que não pesa tanto no bolso. Em números atuais, uma refeição sai em torno de R$9,00; um quarto privado, ou até um apartamento inteiro, pode ser locado pelo AirBNB a partir de R$30. E isso considerando a média de preços da capital Tbilisi; no interior do país os preços são mais baixos.

NOTA: Cada GEL $1,00 equivale a BRL $1,20 ou USD $0,37 ou CAD $0,47.

Boas notícias!

  1. Sua primeira locação no AirBNB terá desconto de $40,00 se você se cadastrar usando o nosso link.
  2. Ganhe USD $20 de desconto em reserva de hotel, passagem aérea, aluguel de carro e restaurantes pela plataforma Booking.

Boa viagem!

Veja também o post com a lista dos países em que cidadãos brasileiros não precisam de visto.

Steam Clock
Canadá
Renata Ramos

Como é viver em Vancouver – Canadá

Antes de mais nada, começo dizendo que não posso garantir imparcialidade para falar de Vancouver. Visto que a cidade me conquistou na primeira semana. Se você leu meus artigos sobre

Leia mais »
Nômades Digitais
Curiosidades
Renata Ramos

Nômade: um novo e ousado estilo de vida

Primeiramente, vamos explicar a definição da palavra nômade. Segundo o dicionário: Que ou o que não tem habitação fixa, que vive permanentemente mudando de lugar. Que ou aquele que não

Leia mais »
Pedalinas
Aventuras
Renata Ramos

Troquei o motor pelo pedal

Tudo começou na sexta-feira de manhã quando meu carro resolveu quebrar novamente. Levei na oficina e a notícia: “Só fica pronto na terça!”. Seriam 5 longos dias (que acabaram se

Leia mais »
Saindo do Brasil
Brasil
Renata Ramos

Saí do Brasil e renasci

Decidi sair do Brasil pelo menos uns 20 anos antes de sair de fato. Lá no post Porque Decidi Sair do Brasil conto como foi isso. Depois de um intercâmbio no

Leia mais »