Fronteira: passando pela imigração

Fronteira Canadá

Está gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Fronteira alcançada e então você chega à imigração! Esse momento é sempre um misto de emoções, incluindo uma baita ansiedade e medo. Os oficiais podem não facilitar, mas manter a tranquilidade é fundamental, além do pensamento positivo e da boa energia. Afinal, você está realizando um sonho, atingindo um objetivo.

Mesmo com tudo certo para ingressar no novo país, a ansiedade e a insegurança podem atrapalhar na hora de passar pela imigração. Os oficiais fazem muitas perguntas e querem ter certeza que você não pretende permanecer no país além do tempo permitido.

Documentos na imigração

Se você vai para fazer um intercâmbio, é fundamental que tenha impressos o contrato com a escola, especificando as datas de início e término de curso, e o comprovante de local de estadia, seja hotel ou homestay. Também é muito importante ter a passagem de volta.

Se a viagem for para turismo, é bom apresentar comprovante de reserva de hotel, se tiver. A passagem aérea de retorno, ou até de saída para outro país, é de extrema importância nesse caso.

Bagagem

Sempre correto observar e obedecer as regras quanto a tamanho e peso das malas. Mas na imigração, o que gera desconfiança por parte dos fiscais é a quantidade. Se for para ficar apenas algumas semanas e tiver muita bagagem, eles podem questionar e você terá que explicar claramente o motivo de tanta roupa para tão pouco tempo.

Visto

É bem óbvio, mas importante mencionar. Há países em que brasileiros não precisam de visto , há países em que brasileiros não precisam de passaporte, mas em muitos países é necessário ter o visto previamente aprovado e dentro da validade. Geralmente, é exigido que o visto, assim como o passaporte, tenha validade de pelo menos 6 meses a partir da data de entrada.

Na verdade, se você não se comportar de forma tranquila e apresentar todos os documentos inerentes à sua viagem, eles vão desconfiar de suas intenções e te encher de perguntas. Se tiver dificuldade com o idioma, peça para conversar com alguém que fale seu idioma, ou pelo menos algum outro que você tenha mais compreensão.

Tranquilidade, documentos em mãos e boa viagem!

Saindo do Brasil
Brasil
Renata Ramos

Saí do Brasil e renasci

Decidi sair do Brasil pelo menos uns 20 anos antes de sair de fato. Lá no post Porque Decidi Sair do Brasil conto como foi isso. Depois de um intercâmbio no

Leia mais »
Nômade-Digital
Dicas
Renata Ramos

Como ser um Nômade Digital

Por conta da vida estressante nos grandes centros urbanos, e também da baixa diversidade das cidades pequenas, viver como nômade digital tem se tornado objetivo de muitas pessoas. A péssima

Leia mais »
Avião
Brasil
Renata Ramos

Por que decidi sair do Brasil

Minha saída do Brasil foi desejada e planejada por mais de 20 anos. É sério! Na minha infância eu assistia aos telejornais, lia os jornais nas bancas, ouvia as pessoas

Leia mais »