Como ser um Nômade Digital

Nômade-Digital

Está gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Por conta da vida estressante nos grandes centros urbanos, e também da baixa diversidade das cidades pequenas, viver como nômade digital tem se tornado objetivo de muitas pessoas.

A péssima qualidade de vida no Brasil, de um modo geral, aliada à rotina estressante do trabalho, contribui para o aumento da insatisfação das pessoas.

Juntando isso ao fato de que as pessoas têm cada vez mais acesso à internet e, portanto, mais informações sobre o que acontece no mundo, o resultado é o despertar da vontade de conhecer pessoalmente outros lugares.

Além disso, nunca foi tão fácil ter acesso a passagens aéreas de relativo baixo custo e à diversidade de hospedagem.

O nômade tem a possibilidade de viajar pelo mundo, conhecer lugares diferentes, fazer novas amizades, aprender novos idiomas, conviver com outras culturas, experimentar outros sabores, viver aventuras e desfrutar de tudo o que nosso planeta oferece.

Se você ainda não sabe o que é um nômade, expliquei com detalhes no artigo: Nômade – Um novo e ousado estilo de vida. Aqui darei mais detalhes de como você pode se tornar um.

Definição

Nômade, na prática, é diferente de viajante. Apesar de nômade viajar muito, esse não é propriamente seu objetivo. As viagens são necessárias para deslocamento, mas o objetivo é ter liberdade geográfica de moradia, sem um lugar para voltar.

Entretanto, viajar pelo mundo não quer dizer que o nômade resolveu tirar um período sabático, pois ele trabalha mesmo viajando.

Digital significa que o nômade trabalha remotamente, usando a tecnologia para isso. Como não precisa de um local fixo para exercer as suas atividades, pode atuar de qualquer lugar do mundo, usando apenas computador, celular e internet.

O termo nômade digital pode parecer novo para a maioria das pessoas, mas muita gente já vive esse estilo de vida há bastante tempo. Isso porque buscaram ter mais liberdade e flexibilidade no seu dia a dia.

Qualquer um pode ser nômade digital?

A resposta é: sim e não. Vamos esclarecer isso.

Sim, desde que trabalhe com algo que permita exercê-lo de forma remota, sem precisar estar preso a um local fixo ou visitando clientes pessoalmente.

Não, se seu trabalho não permite sua ausência física, como por exemplo: médicos, dentistas, esteticistas, ou qualquer outro profissional que necessite estar fisicamente presente para desenvolvimento de seu trabalho.

Como se tornar um nômade digital?

Primeiramente, quero alertar que escolhas precisam ser feitas para se tornar um nômade digital. Uma das principais mudanças é a escolha de uma profissão que permita trabalhar remotamente ― caso você ainda não trabalhe dessa forma.

Pode ser uma decisão difícil para a maioria das pessoas. Se esse é seu caso, avalie bem se vale a pena abrir mão de tudo que você plantou até hoje para entrar nesse estilo de vida. Se considerar demais, há outras opções também prazerosas e gratificantes, como ser viajante de férias e finais de semana. Afinal, um bom planejamento pode tornar sua vida plena nesse quesito.

Vejamos algumas das mais utilizadas formas de trabalhar viajando, ou de viajar trabalhando.

Trabalhador pela CLT

Até pouco tempo era difícil um funcionário com CLT se tornar um nômade digital porque a maioria das empresas não reconhecia essa forma de trabalho. Com a reforma trabalhista esse cenário mudou completamente.

O Home Office ― chamado teletrabalho ― foi regulamentado e algumas empresas começaram a adotar esse regime de trabalho. A demanda aumentou porque as organizações perceberam melhoria na produtividade de seus colaboradores, além de considerável redução de custo. Verifique com a empresa onde você trabalha se sua função pode ser exercida dentro do regime home office.

No entanto, o maior número de nômades digitais ainda vem de atividades como freelancer, autônomos, profissionais liberais, empreendedor e influenciador digital. Entenda cada uma delas.

Freelancer

Trabalhar como freelancer é uma das possibilidades para ser um nômade digital.

O freelancer troca o seu tempo de trabalho por dinheiro, sem compromisso fixo com um empregador. Ele presta serviço para pessoa física ou empresa, e é remunerado pelo específico trabalho executado. Precisa apenas de um computador ou notebook e de acesso a internet, a fim de trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Entre as principais profissões estão redator, revisor, produtor de conteúdos, tradutor, programador, publicitário, desenvolvedor, programador, designer digital, profissional de marketing digital, assistente virtual, publicitário, entre tantas opções.

Vantagens:

  • Flexibilidade de horário, decidindo os melhor momentos para trabalhar;
  • Flexibilidade geográfica, podendo trabalhar de qualquer lugar;
  • Gestão de seu tempo, podendo equilibrar vida pessoal e profissional;
  • Autonomia no trabalho, já que pode decidir o que e quando quer fazer.

Desvantagens:

  • Não possui renda fixa mensal, podendo ter instabilidade financeira;
  • Seus ganhos dependem do tempo que se dispõe a trabalhar; por isso está trocando tempo por dinheiro.

Profissional Liberal e Autônomo

O profissional que atua como Contador, Administrador, Coach, Economista, Engenheiro, Jornalista, Professor, entre outras profissões e que possa exercer a sua função remotamente, pode se tornar um nômade digital.

Atualmente, muitos profissionais liberais trabalham prestando consultoria para empresas e pessoa física.

Vantagens:

  • Flexibilidade geográfica, desde que não necessite estar presente na empresa;
  • Flexibilidade de horário, executando sua função nas horas mais convenientes;
  • Possibilidade de ganhos maiores do que um profissional de carteira assinada;
  • Facilidade para gerir seu próprio negócio, já que, de modo geral, precisa apenas de um contador.

Desvantagens:

  • Não tem renda fixa mensal, podendo ter instabilidade financeira;
  • Seus ganhos dependem do tempo que se dispõe a trabalhar; está trocando tempo por dinheiro.

Empreendedor Digital

A profissão que mais cresce na atualidade é o Empreendedor Digital. Ele pode criar produtos físicos ou digitais, os chamados “infoprodutos”. Assim, as opções para este tipo de profissão são abrangentes.

Existem 3 categorias básicas para esse tipo de profissional:

– Especialista

Geralmente é um especialista em algum assunto e vende seu conhecimento por meio de um blog, uma página no Facebook, um perfil no Instagram ou um canal no Youtube, bastando ter boas estratégias de divulgação.

– Afiliado

Uma boa opção é ser afiliado, ou seja, o empreendedor é um divulgador de produtos de terceiros, recebendo comissão por suas vendas, também bastando ter boas estratégias de divulgação.

– Influenciador

O Influenciador Digital é aquela pessoa que cria autoridade em determinado nicho, passa a ditar tendências, formar opiniões, influenciar comportamentos e compartilhar experiências com seu público. Gera renda com divulgação de marcas, publicações patrocinadas, participação em eventos, palestras, e ainda recebe produtos para divulgação.

Vantagens:

  • Alta demanda em todas as áreas imagináveis;
  • Baixo investimento, considerando que no modelo de negócio só é necessário um computador e internet.
  • Renda passiva, já que a maioria dos produtos fica disponível on-line, sem necessidade de atuação constante;
  • Flexibilidade geográfica, desde que o trabalho é 100% on-line;
  • Flexibilidade de horário, gerando conteúdo e divulgando nas horas mais convenientes;
  • Alta lucratividade, já que não há gasto com criação de produto físico nem estoque.

Desvantagens:

  • Precisa trabalhar muito para ser reconhecido em seu nicho de atuação;
  • Precisa gerar alto volume de conteúdo com qualidade para conquistar a confiança de seu nicho;
  • Não tem salário fixo, já que seus ganhos dependem das vendas de seus produtos ou serviços;
  • Precisa aprender sobre estratégias de marketing, pois sua renda depende do retorno da divulgação de seus produtos.

Se você quer saber mais sobre essa indústria de Especialistas, ou Experts, atuando como Empreendedores Digitais, indico fortemente a leitura do livro O Mensageiro Milionário, de Brendon Burchard. Desconheço outro livro tão completo e detalhado sobre o assunto.

Se você se identificou com o estilo nômade e pretende investir em uma carreira digital para viajar pelo mundo, sugiro começar com quem entende do assunto. A Comunidade Nômade, criada pelo Vinícius Teles e pela Patrícia Figueira, o CasalPartiu, é o melhor caminho para quem quer apoio e informação na transição para o nomadismo.

Trabalhar on-line
Dicas
Renata Ramos

10 ideias para trabalhar por conta própria

Devido aos avanços tecnológicos, o mercado de trabalho e os hábitos dos consumidores estão em constante mudança. Com isso, profissionais de diversas áreas encontraram oportunidade para exercer trabalhos autônomos, aumentar

Leia mais »
Sonho
Viagens
Renata Ramos

O que é sonho?

Primeiro: O que é sonho? Não, não é aquele filme que acontece em nosso subconsciente quando estamos dormindo. Também não é aquele doce gostoso da padaria. Bom, eles também têm essa

Leia mais »
Pedalinas
Aventuras
Renata Ramos

Troquei o motor pelo pedal

Tudo começou na sexta-feira de manhã quando meu carro resolveu quebrar novamente. Levei na oficina e a notícia: “Só fica pronto na terça!”. Seriam 5 longos dias (que acabaram se

Leia mais »
Saindo do Brasil
Brasil
Renata Ramos

Saí do Brasil e renasci

Decidi sair do Brasil pelo menos uns 20 anos antes de sair de fato. Lá no post Porque Decidi Sair do Brasil conto como foi isso. Depois de um intercâmbio no

Leia mais »